(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Meu cão rói tudo!

18 maio 2022

A maioria dos cães, especialmente quando são ainda filhotes, mastigam praticamente qualquer coisa que veem pela frente: sapatos, móveis e almofadas, por exemplo. Isto é muito comum na fase de filhotes, e algumas raças são mais propensas a este tipo de comportamento do que outras. E isto, em longo prazo, pode se tornar um grande problema.

Veja a seguir o comportamento roedor de seu cãozinho e porque ele pode estar agindo desta maneira.

- Trocando os dentinhos

Lembre-se, o cachorro não morde por mau comportamento, mas sim para brincar, relaxar e satisfazer a sua curiosidade sobre o mundo em torno dele, e porque os seus dentes estão nascendo em sua boca.  Até os 6 ou 7 meses de idade, os filhotes mastigam e mordem para aliviar o desconforto causado pelo nascimento e troca dos dentes. Podem também sentir dores na gengiva ou até mesmo mordem para tentar livre-se de um dentinho que não cai.

- Seu cãozinho pode estar entediado

Se o cachorro já for adulto e for um cachorro roedor, isso poderá significar que seu peludo está entediado. Neste caso, convém perceber se o seu peludo está se exercitando tanto quanto necessita para se sentir estimulado. É importante lembrar que dar uma voltinha no quarteirão não é exercício suficiente e que os cães precisam gastar energia todos os dias. Leve seu amigão para dar umas corridas, ou leve-o com você para andar de bicicleta. Além disto, os exercícios físicos precisam estimular o cão de formas diferentes, jogos ao longo do dia são excelentes para isso, como esconder objetos para que ele os ache, cordas para cabo de guerra e pequenos truques, como senta e deita. Tudo isto irá estimular seu cãozinho e diminuir a vontade de roer as coisas.

- O meu cão rói tudo: a causa pode ser ansiedade

Os cães podem ficar ansiosos em várias situações, como por exemplo, quando mudam de casa ou quando estão numa situação pouco familiar, ou quando perdem um ente querido da família. Assim, se levar o seu cãozinho a uma festa na casa de um amigo é possível que ele comece a roer as pernas das cadeiras.

O roer tem um efeito calmante e por isso muitos cães acabam por roer coisas como forma de se acalmarem.

- Fica sozinho e rói tudo?

Se o seu cãozinho rói as coisas quando está sozinho em casa, isto pode ser um sinal de que ele não sente bem sozinho em casa. Quando isto acontece, é interessante criar um ambiente agradável para ele, enquanto seus tutores não voltam.

Brinquedos que ele goste espalhados pela casa irá ajudar a distrair sua atenção e aliviar a ansiedade. Antes de sair é indicado um passeio para que ele volte mais calminho e relaxado para ficar numa boa com a sua ausência.

Confira algumas dicas que poderão ajudar a alterar o comportamento roedor do seu cãozinho:

- Brinquedos para roer.

- Brinquedos gelados para os cães que estejam trocando os dentinhos.

- Snacks palatáveis e adequados para cães.

- Proporcione ao seu peludo um nível de exercício físico e mental adequados.

- Utilize música clássica ou relaxante e torne o ambiente mais calmo.

- Não deixe os objetos que ele mais gosta, como sapatos, ao seu alcance.

- Não tenha cabos elétricos, plantas tóxicas ou produtos de limpeza ao alcance dos dentes do seu cãozinho.

VEJA TAMBÉM