É cada vez mais comum a presença de sachês de alimentos úmidos nas prateleiras de pet shops e quem já ofereceu um sachê desses para cães e gatos sabe o quanto eles amam. Mas ainda há muitas dúvidas sobre a sua composição, benefícios e como utilizá-los na alimentação dos nossos pets. Por isso, vamos esclarecer as principais questões relacionadas a esse tipo de alimentação e comentar sobre seus benefícios na nutrição de cães e gatos.
- O que são alimentos úmidos para cães e gatos? Eles possuem corantes e conservantes artificiais?
Os alimentos úmidos são aqueles que apresentam maior quantidade de água em sua composição, por isso, são suculentos. Geralmente, são comercializados em latas ou sachês e apresentam diferentes texturas, tais como: patês, pastas ou pedaços ao molho. São produzidos por cozimento no vapor, o que permite maior inclusão de carnes e vegetais frescos. Assim, vários alimentos úmidos não possuem corantes em sua formulação, já que apresentam a coloração natural dos seus ingredientes. Além disso, como o cozimento dos ingredientes ocorre dentro da própria embalagem, o alimento se torna estéril de microrganismos, não sendo necessária a adição de conservantes.
- Alimentos úmidos oferecem uma alimentação completa ou complementar?
Existem dois tipos de alimentos úmidos no mercado, os completos, que suprem todas as necessidades nutricionais dos cães ou gatos e os específicos, que devem ser fornecidos como complemento alimentar. Desse modo, os alimentos úmidos completos podem ser fornecidos como única fonte alimentar, substituindo 100% do alimento seco. Enquanto os alimentos úmidos específicos podem ser oferecidos misturados ao alimento seco ou separado, como forma de agrado ou recompensa aos cães e gatos. É muito importante ficar atento a essa diferença e observar a indicação do alimento no rótulo.
Quais são os principais benefícios dos alimentos úmidos?
- Aumento da ingestão de água
- Alimentação mais saborosa
- Alimentação mais divertida
- Facilidade de preensão
- Auxílio no controle de peso