(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Plantas Mais Comuns que São Tóxicas para Pets

10 nov 2023

Quando se trata de manter nossos pets seguros, muitos de nós nos concentramos em manter substâncias tóxicas fora do alcance deles. No entanto, você sabia que algumas plantas domésticas comuns também podem representar um perigo para os nossos queridos cães e gatos? Neste artigo, exploraremos as plantas mais comuns que são tóxicas para pets, para que você possa garantir um lar seguro e saudável para seus companheiros peludos.

1. Lírio

Os lírios são lindas flores que muitas pessoas têm em casa, mas para gatos, eles podem ser extremamente venenosos. Todas as partes da planta, incluindo pétalas e folhas, são tóxicas e podem causar insuficiência renal aguda. Certifique-se de manter lírios bem longe dos seus amigos felinos.

2. Espada-de-São-Jorge

A espada-de-São-Jorge é uma planta de interior popular, mas suas folhas contêm saponinas, que podem causar vômitos, diarreia e, em casos graves, convulsões em cães e gatos.

3. Filodendro

Os filodendros são apreciados por sua folhagem exuberante, mas contêm oxalato de cálcio, que pode causar irritação oral, salivação excessiva e dificuldades na deglutição em pets.

4. Antúrio

Essa planta de interior é conhecida por suas flores vívidas, mas também contém oxalato de cálcio. O contato com o antúrio pode causar irritação oral e problemas gastrointestinais em cães e gatos.

5. Begônia

As begônias, apesar de sua beleza, são tóxicas para pets. Se ingeridas, podem causar irritação oral, vômitos e diarreia.

6. Aloe Vera

Embora o aloe vera tenha propriedades benéficas para humanos, o gel da planta pode ser tóxico para pets, causando vômitos, diarreia e alterações no equilíbrio.

Ter plantas em casa é uma ótima maneira de trazer a natureza para o ambiente doméstico, mas é essencial garantir que essas plantas não representem um risco para seus animais de estimação. Conhecendo as plantas tóxicas e tomando medidas para mantê-las fora do alcance dos seus pets, você pode criar um ambiente seguro e saudável para todos.

VEJA TAMBÉM