(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Câncer de Mama em Pets: Diagnóstico e Tratamento

20 out 2023

O câncer de mama é uma condição que afeta não apenas os seres humanos, mas também nossos queridos animais de estimação, como cães e gatos. Para garantir a saúde de nossas companheiras peludas, é fundamental entender como é feito o diagnóstico do câncer de mama em pets e conhecer as opções de tratamento disponíveis.

Diagnóstico do Câncer de Mama em Pets

O diagnóstico precoce desempenha um papel crucial na eficácia do tratamento do câncer de mama em pets. Aqui estão algumas maneiras pelas quais os veterinários costumam diagnosticar essa condição:

1.      Exame Físico: Durante os exames de rotina, seu veterinário realizará um exame físico minucioso em sua pet para verificar a presença de nódulos ou alterações na região mamária.

2.      Radiografias: As radiografias podem ser usadas para avaliar o tamanho e a localização dos tumores mamários.

3.      Ultrassonografia: A ultrassonografia é uma ferramenta útil para determinar se o câncer se espalhou para outros órgãos.

4.      Citologia ou Biópsia: A aspiração com agulha fina ou a biópsia são métodos para obter amostras de tecido para análise laboratorial, o que pode confirmar a presença de células cancerígenas.

5.      Mamografia: Em alguns casos, a mamografia pode ser usada, embora seja menos comum em pets devido à necessidade de anestesia.

Tratamento do Câncer de Mama em Pets

O tratamento do câncer de mama em pets depende do estágio da doença e da saúde geral do animal. Aqui estão algumas opções de tratamento:

1.      Cirurgia: A cirurgia é frequentemente o tratamento primário para o câncer de mama em pets. O tumor e, às vezes, parte do tecido mamário saudável são removidos. Quanto mais cedo a cirurgia for realizada, maiores são as chances de cura.

2.      Quimioterapia: A quimioterapia pode ser recomendada para casos em que o câncer se espalhou para outras áreas do corpo. Ela é usada para reduzir o tamanho do tumor e controlar o avanço da doença.

3.      Radioterapia: A radioterapia é outra opção de tratamento que pode ser usada para eliminar células cancerígenas ou reduzir o tamanho do tumor. É menos invasiva do que a cirurgia em alguns casos.

4.      Terapia de Suporte: Além das opções mencionadas, seu veterinário pode recomendar terapias de suporte, como analgésicos, para melhorar a qualidade de vida de seu pet durante o tratamento.

Lembre-se de que cada caso de câncer de mama em pets é único, e o tratamento ideal será determinado pelo veterinário, levando em consideração a saúde e as necessidades específicas do animal.

É fundamental que os tutores estejam atentos à saúde de suas amigas peludas e realizem exames regulares para o diagnóstico precoce. O câncer de mama em pets pode ser tratado com sucesso quando detectado a tempo, permitindo que nossos companheiros tenham uma vida saudável e feliz.

VEJA TAMBÉM