(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Alergias de Primavera em Pets: O Que Você Precisa Saber!

23 set 2023

A primavera é uma estação adorada por muitos, mas para nossos amigos de quatro patas, pode trazer desafios significativos. Com a floração das flores e o aumento da polinização, essa estação pode ser um gatilho para uma série de alergias em animais de estimação. Neste artigo, exploraremos os tipos de alergias que a primavera pode trazer para seu pet e como você pode ajudá-lo a passar por essa estação de forma mais confortável.

1. Alergias Alimentares

Embora não seja exclusiva da primavera, as alergias alimentares podem se manifestar mais intensamente durante essa estação. A exposição a novos alimentos ou substâncias alergênicas na primavera pode desencadear reações alérgicas em animais de estimação sensíveis. Fique atento a sinais como coceira excessiva, vômitos e diarreia após as refeições.

2. Alergias Cutâneas

A exposição a pólen, ácaros e outros alérgenos ambientais pode levar a alergias cutâneas em cães e gatos. Os sintomas incluem coceira intensa, vermelhidão da pele, descamação e até mesmo infecções secundárias devido ao excesso de arranhões. Manter a pele do seu pet limpa e usar produtos específicos recomendados pelo veterinário pode ajudar a aliviar esses sintomas.

3. Alergias Respiratórias

Assim como os humanos, os pets também podem sofrer de alergias respiratórias devido à exposição ao pólen e outros alérgenos no ar. Tosse, espirros, corrimento nasal e dificuldade respiratória são sinais de alergias respiratórias. Certifique-se de manter o ambiente do seu pet livre de alérgenos, como poeira e pólen, para reduzir os sintomas.

4. Alergias a Picadas de Insetos

A primavera traz consigo uma maior atividade de insetos, como pulgas e carrapatos. Alguns animais de estimação podem ser alérgicos às picadas desses insetos, o que pode causar coceira intensa e até reações mais graves. Mantenha seu pet protegido com produtos antipulgas e carrapatos recomendados pelo veterinário.

5. Alergias a Plantas e Flores

Plantas e flores que florescem na primavera podem ser prejudiciais para animais de estimação que as ingerem. Lírios, azáleas e outras plantas podem ser tóxicas. Os sintomas de ingestão incluem vômitos, diarreia e desconforto abdominal. Mantenha essas plantas fora do alcance do seu pet e consulte seu veterinário imediatamente se houver suspeita de ingestão.

A primavera pode ser uma estação maravilhosa para nossos animais de estimação, mas também apresenta desafios relacionados a alergias sazonais. Esteja atento aos sinais de alergias em seu pet e, se necessário, consulte um veterinário para orientação sobre como cuidar melhor do seu amigo de quatro patas durante essa estação. Com cuidados adequados, você pode garantir que seu pet desfrute da primavera com saúde e bem-estar.

VEJA TAMBÉM