(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Por que a troca de alimento do seu pet deve ser gradativa?

03 jan 2022

Algumas pessoas não sabem, mas são muitas as razões que podem tornar necessária a troca do alimento do seu gato ou cão de estimação. Talvez o pet tenha passado pelo processo de castração. Talvez tenha sido diagnosticado com alguma doença que exija uma mudança na dieta.

Independente do motivo, uma coisa é certa: a troca do alimento deve ser feita sempre de maneira gradativa. Afinal, quando um pet está muito tempo acostumado a determinado alimento, seu sistema digestivo adapta-se a cada um dos ingredientes presentes em sua dieta. E, caso a troca gradativa não seja feita corretamente, o pet pode sofrer os mais diversos distúrbios gastrointestinais, como vômitos e diarréia. Isso acontece por um simples motivo: seu trato gastrointestinal e bactérias intestinais ainda não estão acostumados à nova alimentação.

Porém, nem todos os motivos de rejeição da nova dieta devem-se à sensibilidade do sistema digestivo dos pets. Se o processo de substituição não for feito de forma gradativa, alguns cães e gatos podem ter mais dificuldade em aceitar o alimento. E isso não se deve necessariamente a uma má qualidade ou palatabilidade do produto, mas apenas ao fato de demorarem a se acostumar com um novo sabor. Sendo assim, para que problemas como estes não ocorram é fundamental seguir rigorosamente as informações de troca gradativa presentes nas embalagens. Combinado?

No gráfico abaixo, você pode conferir como a transição é bem simples e dura apenas 5 dias. Veja como é fácil: no primeiro dia, você servirá ao animal apenas 10% da refeição com o novo alimento e 90% com o antigo. Depois basta ir aumentando gradativamente o novo alimento ao longo dos dias, ao mesmo tempo em que diminui o antigo. E pronto! Ao final de cinco dias, a transição será concluída e o seu pet já estará consumindo 100% do novo alimento.

VEJA TAMBÉM