(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Sintomas comuns de doenças em cães e gatos e quando procurar ajuda veterinária

05 maio 2023

Ter um animal de estimação é uma responsabilidade muito grande, afinal, eles dependem totalmente dos seus tutores para ter uma vida saudável e feliz. E um dos principais cuidados que precisamos ter com nossos pets é em relação à saúde. Por isso, é importante estar atento aos sintomas de doenças em cães e gatos e saber quando procurar ajuda veterinária.

Algumas doenças podem apresentar sintomas muito claros, enquanto outras podem ser mais difíceis de identificar. Mas existem alguns sinais que podem indicar que algo não está bem com o seu animal de estimação, como:

- Alterações no apetite: se o seu pet passar a recusar a comida ou a beber menos água do que o normal, pode ser um sinal de que algo está errado.

- Alterações no comportamento: se o seu animal de estimação estiver mais apático, triste ou agitado do que o normal, pode ser um sinal de que ele está com algum problema de saúde.

- Vômitos e diarreia: se o seu pet estiver vomitando ou com diarreia frequentemente, é sinal de que algo não está bem.

- Dificuldade para respirar: se o seu animal de estimação estiver respirando com dificuldade ou ofegando, é preciso procurar ajuda veterinária imediatamente.

- Coceira e feridas na pele: se o seu pet estiver se coçando muito ou apresentando feridas na pele, pode ser um sinal de alergias ou infecções.

- Dificuldade para urinar ou defecar: se o seu pet estiver tendo dificuldade para urinar ou defecar, pode ser um sinal de problemas no trato urinário ou intestinal.

Se o seu animal de estimação estiver apresentando algum desses sintomas, é importante levar ao veterinário o mais rápido possível. O diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença na recuperação do seu pet.

Além disso, é importante manter uma rotina de consultas veterinárias regulares, mesmo que o seu animal de estimação esteja aparentemente saudável. Isso porque muitas doenças são silenciosas e só podem ser detectadas por um profissional.

Cuide da saúde do seu pet com carinho e atenção, esteja atento aos sintomas de doenças e não hesite em procurar ajuda veterinária quando necessário. Afinal, a saúde do seu animal de estimação é fundamental para garantir uma vida feliz e saudável para ele e para toda a família.

VEJA TAMBÉM