(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Os tumores costumam aparecer com mais frequência em fêmeas

24 mar 2023

A doença mais comum é o câncer de mama, que atinge as fêmeas de cães e gatos e requer muito cuidado e atenção.

Infelizmente, os pets não estão livres de doenças, por isso é preciso cuidar com muito amor dos pequenos amigos.

Veja a seguir como é possível identificar os sintomas e quais são as medidas necessárias que é preciso tomar ao perceber a mínima possibilidade de seu pet estar desenvolvendo essa doença.

Os tumores costumam aparecer com mais frequência em fêmeas com mais de 6 anos de idade, mas podem acometer fêmeas mais precocemente e podem ser tanto benignos quanto malignos.

Confira alguns dos sintomas do câncer de mama em fêmeas:

- Comportamento: Observe bem o comportamento de seu pet, caso mude repentinamente e apresente tristeza, ficando mais quieto e com bastante sonolência, falta de apetite, vômitos e febre. Pode ser sinal de que um tumor tenha se desenvolvido. Os tumores são silenciosos e não apresentam logo de início sintomas físicos, portanto a observação é essencial.

- Caroços: O autoexame das mamas preventivo realizado por mulheres para identificar qualquer alteração, é válido também para os pets. Periodicamente apalpe as mamas da sua cadela ou gatinha para verificar qualquer anormalidade. Ao surgir algum caroço pode ser sinal do desenvolvimento de um tumor.

- Dores: É importante observar ao realizar o exame de mama em seu pet, se ela reage apresentando algum desconforto, mesmo que não tenha detectado nenhum caroço, isso pode ser um sinal do início da doença.

- Inchaços e dilatação: Inchaços aparecem e os mamilos se dilatam, isso ocorre devido ao crescimento do nódulo.

- Secreções e feridas: Secreções saindo dos mamilos podem surgir e normalmente possuem um odor desagradável. Úlceras podem surgir na região da mama e não costumam cicatrizar. Esses são sinais que indicam a possibilidade da presença de um tumor na região.

Ao detectar o menor sinal de um nódulo ou identificar qualquer um desses sintomas, leve seu pet imediatamente à um veterinário, para que seja feito um diagnóstico preciso e identificado o real problema.

VEJA TAMBÉM