(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Quais são as causas da piometra nas cachorras e gatas?

10 mar 2023

A piometra é uma doença grave que pode atingir qualquer cadela ou gata não castrada. A ocorrência dessa doença é ainda maior naquelas fêmeas que têm mais de cinco anos de idade ou já passaram por gestações.

Se a sua gata ou cadela não é castrada, é muito importante ficar atento aos sintomas e conhecer as causas da doença. Silenciosa, a doença pode levar os animais à morte e gerar despesas altas com procedimentos cirúrgicos e tratamentos.

Quais as causas da piometra?

A piometra em cachorras e gatas é causada por uma bactéria que atinge as paredes do útero do animal. Essa é uma doença muito comum em gatas e cadelas que não são castradas, ou seja, que possuem o útero e entram no cio.

A bactéria responsável pela piometra se aproveita do período de cio do animal para entrar no útero e contaminá-lo, causando uma infecção grave.

A bactéria que normalmente causa a piometra se chama E. coli, mas outros microorganismos também podem gerar quadros de infecção uterina e, como consequência, a piometra canina ou em gatos.

Que sintomas a doença pode apresentar?

A piometra é uma infecção grave, que normalmente exige intervenção cirúrgica. Para tornar o quadro ainda mais complicado, ela é uma doença silenciosa. Isso quer dizer que a piometra não apresenta sintomas claros até atingir um grau preocupante.

Sendo assim, é muito importante redobrar a atenção para cadelas e gatas que não são castradas. Uma vez que a sua cadelinha ou gata já tenha entrado no cio, ela corre o risco de desenvolver piometra.

Lembramos que a bactéria causadora da doença se aproveita de hormônios sexuais que diminuem as defesas naturais das fêmeas e, por isso, as fêmeas não castradas ficam suscetíveis.

Você agora já sabe que essa doença está diretamente relacionada ao cio do animal e à castração de fêmeas, se você tem uma cadela ou uma gata não castrada, fique atento aos sintomas de piometra:

- Aumento do consumo de água;

- Aumento na produção de urina;

- Febre;

- Falta de apetite;

- Perda de peso, vômitos e diarreia;

- Letargia, apatia ou inércia;

- Expansão do abdômen;

- Muco vaginal.

O aparecimento do muco vaginal acontece apenas em piometra conhecida como “aberta”. No caso de piometra “fechada”, não há muco no útero.

Se sua cadela ou gata apresentar qualquer um desses sintomas, é necessário visitar um veterinário com máxima urgência.

VEJA TAMBÉM