(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Conheça as doenças mais comuns que atingem as fêmeas

02 mar 2023

Ao longo da vida, os cães podem apresentar diferentes tipos de problemas de saúde. Algumas doenças, entretanto, são mais comuns ou atingem apenas as fêmeas. Geralmente infecções mamária, uterina e urinária costumam atingir mais as cadelas. 

No caso da infecção mamária, o principal motivo é a diminuição das defesas da mãe após o parto, ou seja, ela fica vulnerável aos organismos infecciosos. Além disso, essa vulnerabilidade também pode ser uma consequência da gravidez psicológica.

A causa da infecção uterina é a mesma que a do câncer de mama e da gravidez psicológica, ou seja, um distúrbio hormonal. Essa doença costuma atingir cadelas a partir dos cinco anos de idade. Em relação à infecção de urina, as principais razões são a baixa ingestão de água, a retenção urinária, uma dieta desbalanceada, o sedentarismo e o envelhecimento natural.

Quais são os sintomas dessas doenças?

É importante que o tutor fique de olho nos sintomas visando identificar a doença e iniciar o tratamento o quanto antes. Os sinais de uma infecção mamária podem apresentar os seguintes sintomas: diarreia, apatia, mal-estar, endurecimento e secreção nas mamas e recusa em amamentar os filhotes.

Em relação à infecção uterina, os principais sinais são a falta de apetite, fraqueza, vômitos, febre, presença de secreção vaginal e mamária, aumento do consumo de água e excesso de xixi. A infecção urinária, por sua vez, tem como sintomas a dificuldade para urinar, urina com uma coloração anormal (com a presença de sangue em alguns casos), febre e falta de apetite.

Quais são as opções de tratamentos?

Apesar de comuns, essas três doenças têm tratamento, o que garante o bem-estar e a saúde da fêmea. No caso da infecção das mamas, os cuidados se baseiam em fazer compressas de água para aliviar a dor e reduzir o inchaço. Em casos graves, o mais indicado é uma cirurgia a fim de drenar as glândulas mamárias.

Para a infecção uterina, o tratamento é a própria cirurgia de castração, que irá retirar o útero e os ovários da cadela. Após o processo cirúrgico, caso a infecção esteja ativa, será necessário o uso de antibióticos. A infecção urinária, por sua vez, é tratada por meio da administração de anti-inflamatórios e antibióticos.

Como prevenir?

Tanto a infecção mamária quanto a uterina são prevenidas por meio do processo de castração. A única exceção é o distúrbio urinário, que pode ocorrer independentemente de o pet ser castrado ou não. A prevenção da infecção de urina se dá por meio de hábitos de higiene, mudanças alimentares e estímulos à ingestão de água.

VEJA TAMBÉM