(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Cuidados com os pets no verão

24 fev 2023

O verão está aí, e assim como nós, seres humanos, os pets também sofrem com o calor. Conscientizar e orientar tutores acerca das necessidades específicas de gatos e cães nessa época do ano contribui para o bem-estar dos pets e ajuda a evitar problemas que podem ser causados pelo calor excessivo.

Os pets, ao contrário dos seres humanos, não regulam sua temperatura corporal por meio da sudorese, pois apresentam um número bem pequeno de glândulas sudoríparas. A respiração é o principal mecanismo de liberação de calor, por isso os animais podem se apresentar taquipneicos nos momentos mais quentes do dia.

Algumas medidas devem ser levadas em consideração para todos os pets:

- O ideal é que os animais sejam mantidos em locais cobertos, arejados e protegidos do sol.

- A hidratação é um dos principais pontos a serem lembrados e será explorada com mais detalhes a seguir.

- Evitar passeios ao ar livre e atividades físicas nas horas mais quentes do dia também é essencial para prevenir problemas de hipertermia.

- Cuidados com a aplicação regular de antiparasitários também devem estar no topo da lista dos tutores, pois é nesta época do ano que os parasitas externos e internos encontram melhores condições de reprodução e se proliferam em maior quantidade.

Além destes cuidados básicos, as características individuais também devem ser consideradas para cada animal, pois fatores como raça, idade, peso, condições específicas de saúde e presença de enfermidades podem interferir na forma como o organismo regula a temperatura corporal durante as épocas mais quentes.

Principais problemas que os pets podem ter nessa época do ano

O calor excessivo típico do verão pode causar alguns problemas aos pets, principalmente se os tutores não estiverem devidamente atentos. Veja a seguir algumas das principais ocorrências nas clínicas veterinárias durante o verão:

- Queimaduras de coxins devido passeios em horas de muito sol e calor;

- Dificuldades respiratórias, cianose, síncopes e convulsões;

- Cansaço fácil, indisposição, letargia, náuseas e vômitos;

- Desidratação.

VEJA TAMBÉM