(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Leucemia aguda nos pets

10 fev 2023

A leucemia aguda em cães é uma doença complexa, à qual é preciso ter muita atenção, evitando assim que o animal sofra com as suas consequências.

Inicialmente, quando se leva um animal novo para casa, existem muitas preocupações, envolvendo a vacinação, vermifugação e castração.

Além disso, a família costuma pensar em adestrar o pet e ensiná-lo as regras da casa e onde ele deve fazer as suas necessidades.

Mas a verdade é que o pet pode ter outros problemas escondidos, como a leucemia aguda em cães, que é um tipo de câncer silencioso e grave.

Confira a seguir como aprender mais sobre essa condição e entender como fazer para identificar ela.

Nos cães e nos gatos, existem duas formas diferentes de manifestação da leucemia linfoide e, essas são denominadas leucemia linfoblástica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (LLC).

A leucemia linfocítica crônica é considerada rara em gatos e, nos cães ela tem uma ocorrência predominante em machos mais velhos.

No que diz respeito a essa condição, os sinais podem ser bem inespecíficos ou, até mesmo não se apresentarem.

Mas quando o pet chega a apresentar problemas, é comum observar perda de peso, diminuição do apetite, febre e, também uma redução brusca na sua atividade metabólica e disposição.

Por outro lado, a leucemia linfoblástica aguda é aquela que acomete os animais adultos na meia idade. Ademais, essa é bem mais comum nos cães, apesar de ser rara em gatos.

Independentemente do tipo, o organismo do animal fica extremamente debilitado por conta da queda na quantidade de células de defesa.

Na leucemia linfoblástica aguda, além dos sinais inespecíficos sobre os quais já foi falado, é comum ver o animal ter também sintomas gastrointestinais e hemorragias.

O mais importante de se entender é que na leucemia, a medula óssea fica repleta de células jovens, mas elas são anormais.

Sintomas da leucemia em cães

Como já foi dito, identificar a leucemia em cães pode ser um grande desafio, uma vez que os sintomas são inespecíficos e, quando há um agravamento o animal já está com o organismo muito comprometido.

No entanto, acontece que a leucemia não é uma doença tão silenciosa assim e, se o tutor estiver bem atento aos sinais que surgem, poderá ajudar o animalzinho com um diagnóstico precoce.

Um dos sinais mais observados fraqueza, que pode ser acompanhada por dor na articulação. Pode-se verificar também que muitas vezes os pets têm febre e apresentam inchaço nos linfonodos (gânglios).

Os sinais mais inespecíficos são aqueles que podem ocorrer em várias doenças e, não apenas na leucemia aguda em cães. Confira quais são:

- Letargia

- Emagrecimento

- Pirexia, ou febre

- Hiporexia ou falta de interesse pela comida

- Apatia

- Poliúria ou urinar com muita frequência

- Polidipsia ou sede excessiva

- Linfadenomegalia ou aumento dos nódulos linfáticos

- Esplenomegalia ou aumento do baço

- Hemorragia

- Petéquias, ou manchas na pele

Esses sinais são clássicos de diversos problemas de saúde e, por isso, um animal que os tenha não necessariamente estará com leucemia aguda em cães.

Por isso, é importante que o animalzinho passe em uma consulta veterinária de urgência para uma avaliação detalhada.

VEJA TAMBÉM