(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Você sabia que gatos também podem ter leucemia?

03 fev 2023

Fevereiro acende um alerta para a conscientização da leucemia, doença que também afeta os gatos e podem levar o animal à morte.

O Vírus da Leucemia Felina (Felv) é uma doença silenciosa e incurável. Conhecer os sintomas, formas de prevenção e como tratar seu gatinho da maneira certa, é essencial.

A leucemia felina também pode ser chamada de "doença dos gatos amigos", devido ao hábito dos gatos em lamber uns aos outros, como forma de higiene.

A Felv é uma doença que pode ser transmitida com facilidade. Essa doença é altamente contagiosa. Seu atraso na detecção pode diminuir a expectativa de vida dos bichanos. Isso porque afeta o sistema imunológico dos gatos.

Gatas prenhas que tenham positivado Felv também transmitem a doença para seus filhotes, podendo ser durante o parto ou até mesmo pela amamentação.

Veja a seguir a importância em identificar os sintomas da Felv.

- Anemia;

- Perda de peso;

- Feridas;

- Inflamações na boca;

- Anorexia;

- Febre;

- Problemas respiratórios.

- Prevenção e diagnóstico

Como forma de prevenção da Felv é importante a vacinação preventiva a partir dos dois meses de vida do gato, além da castração de machos e fêmeas, para diminuir a possibilidade dos animais saírem às ruas.

Uma alternativa para a o diagnóstico precoce é recomendado o exame de identificação chamado Elisa.

A leucemia felina não tem cura, mas existem maneiras de seu companheiro ter uma vida normal.

Não existe um tratamento específico para leucemia felina, porém, uma alimentação balanceada e rica em nutrientes fará com que seu gato mantenha o equilíbrio do sistema imunológico.

VEJA TAMBÉM