(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Como saber se o pet está com a saúde mental equilibrada?

20 jan 2023

Carinho, rotina e dieta equilibrada estão entre os fatores que ajudam manter o equilíbrio emocional dos animais.

Respeitar as características das espécies e dar a elas um lar seguro, com o alimento ideal, água limpa e consultas de rotina ao médico-veterinário são chaves para auxiliar os pets na saúde mental. Também é importante que o tutor saiba os costumes e tendências do animal, para fazer adaptações nas casas, quando necessário.

Há raças de gatos e cachorros que são brincalhonas e ativas, portanto, são ótimas para lares com crianças que querem interagir. Outras já são mais solitárias, não vão querer brincar e está tudo bem.

Veja a seguir como saber se o pet está com a saúde mental equilibrada.

O principal sinal de alerta é a mudança no comportamento. Animais ativos, que passam a dormir muito, alterações de apetite e de interesse por atividades que antes gostavam de fazer, excesso de lambeduras na pata e no corpo, aumento na frequência de latidos e uivos, brigas com os outros animais da casa, coceiras em excesso, perda de pelo e agressividade são alguns dos sinais aos quais os tutores devem estar atentos.

A grande maioria dos pets é muito sensível a mudanças de rotina, simples alterações nos eventos cotidianos podem afetar emocionalmente e trazer danos à saúde mental. Muitas vezes as alterações comportamentais podem estar ligadas à chegada de um novo pet ou de um bebê, mudança de endereço, viagem da família, muitas horas sozinho em casa, excesso de barulho e variação na rotina de alimentação.

Abaixo, confira algumas dicas que podem ajudar na saúde mental do seu pet!

- Atenção: Dedique um tempo da rotina para brincar, passear e acariciar o pet. Embora seu dia tenha sido cansativo e estressante, o animal passou o dia inteiro esperando por este momento.

- Passeios: Caminhadas pelo bairro são importantes para a saúde física e mental, pois os cães são seres sociáveis e gostam de estar com outros animais, sentir cheiros diferentes e passear.

- Brincadeiras: O enriquecimento ambiental, com brinquedos, brincadeiras e desafios, são excelentes iniciativas para manter o bicho com a mente ocupada e ativa. Isso ajuda bastante no controle do estresse, da ansiedade e do ócio, especialmente para animais com tutores que passam bastante tempo fora de casa.

- Conhecimento: Estude como aquela espécie e raça se comporta. Isso ajuda a desenvolver estratégias direcionadas que irão promover bem-estar para o animal.

- Socialização: A maioria dos pets necessita da convivência e socialização com outros animais de sua espécie. Por isso é importante, sempre que possível, levá-los a parques e locais onde possam interagir. Para quem passa o dia fora deixá-los em creches é uma ótima opção.

- Alimentação: Ofereça ao seu pet uma alimentação de qualidade e mantenha hábitos saudáveis, recomendados pelo médico-veterinário do animal, que garantirá a ingestão de vitaminas, minerais e suplementos necessários para uma boa qualidade de vida.

- Hidratação: Garanta que o animal tenha sempre água potável e tratada disponível. Nos dias mais quentes, pode ser uma boa pedida adicionar água gelada em potes, para ajudar a refrescá-los, e espalhar pela casa para estimular a hidratação.

- Faça o reforço positivo: As broncas só aumentam a ansiedade e insegurança. Brigar, gritar e colocar cães de castigo só piora o comportamento. Técnicas de reforço positivo e a ajuda de um profissional comportamentalista são essenciais na hora do treinamento.

- Adestramento: O adestramento tem como objetivo ensinar o animal a ter disciplina por meio de treinos regulares e faz com que ele aprenda comportamentos novos, estimulando o desenvolvimento cognitivo.

- Descanso: Proporcionar momentos de descanso e sono de qualidade, sem interrupções, é essencial, pois, assim como acontece com a gente, é durante o sono que eles recarregam as energias.

VEJA TAMBÉM