(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Dicas para que a viagem de férias com seu pet seja um sucesso

23 dez 2022

A viagem de férias é um momento aguardado por toda a família. É a hora de relaxar, conhecer novas paisagens e criar ótimas lembranças. No meio de tanta coisa boa, o seu amigo de quatro patas não precisa ficar para trás, pois é possível viajar com seu pet e garantir que ele também aproveite.

Porém, antes de colocar o pé na estrada é importante se planejar, pois há cuidados específicos para não ter problemas e manter o bem-estar do pet. Confira algumas dicas para que a viagem seja um sucesso.

- Consulte o veterinário: Tudo deve começar com uma ida ao veterinário, pois é preciso saber se o pet tem condições de fazer a viagem. Cães muito novos e que não tomaram as vacinas, por exemplo, não são elegíveis para embarcar nessa aventura. Os mais velhos ou doentes também podem não ser indicados.

- Fique atento ao meio de transporte: É preciso fazer uma boa avaliação sobre o meio de transporte. Cada um exige cuidados especiais, então o melhor é saber como proceder em cada situação.

·         Carro: No caso do transporte de carro, deixe de lado aquela ideia de ter o cão livre, com a cabeça para fora da janela enquanto o vento bate, visto que pode causar problemas de ouvido e acidentes com outros veículos. Além disso, se estiver solto o cachorro pode atrapalhar a sua direção ou se machucar em uma freada abrupta.

·         Ônibus: Para quem pretende viajar com cachorro no ônibus é necessário conhecer a regras de cada viação. Há companhias que exigem uma passagem exclusiva para o pet enquanto outras não. Também pode haver alguma limitação quanto ao número de animais dentro do ônibus.

·         Avião: No caso dos aviões o procedimento depende do porte do animal. Cães pequenos devem estar em caixas de transporte entre 7 e 10 quilos e vão na própria cabine. Os de médio e grande porte precisam ficar em caixas de material reforçado e seguro. Eles são levados no compartimento de carga durante todo o trajeto.

- Conheça quais são os documentos necessários: Outro ponto importante de viajar com cachorro é a documentação exigida. Por questões sanitárias, é comum ter que apresentar alguns documentos. De carro ou de ônibus basta mostrar um atestado do veterinário que indique as condições de saúde. O profissional deve ser registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) para o documento ser válido.

- Cuide para prevenir pulgas e carrapatos: Ninguém merece levar o cão para viajar e terminar o passeio se coçando por causa de pulgas, carrapatos e outros parasitas, não é? Por isso, o ideal é dar um banho profissional a fim de preparar o companheiro para a aventura. Para prevenir problemas durante a viagem, considere dar um ativo de ação contínua.

- Verifique se o destino é pet-friendly: Depois de resolver as burocracias iniciais comece a pensar nas características do destino. Veja, por exemplo, se a cidade em que você pretende ficar é adequada para animais. Há lugares que não são totalmente pet-friendly e aí a experiência não é tão legal. Para não ter dúvidas, descubra o que dizem outros visitantes. Se tiver algum conhecido que viajou para o local, não tenha medo de perguntar.

- Separe os itens do pet: O próximo passo para viajar com cachorro do jeito certo é juntar todos os produtos que devem ser levados na viagem. Começando pelos fundamentais, guarde os medicamentos que o animal toma diariamente ou com alguma frequência. Leve doses extras para não correr o risco de não encontrar o produto. Lembre-se também da coleira e do tapete higiênico. Esses itens são essenciais para o cotidiano e garantem mais conforto.

- Tome cuidado com a alimentação: Para evitar acidentes é preciso tomar cuidado com a alimentação. A movimentação do carro, do ônibus e até do avião pode deixar o seu companheiro enjoado. Se ele tiver comido antes, corre o risco de sofrer náuseas e ficar indisposto.

- Use a coleira e a tag de identificação: Com apenas um descuido o seu cão tem a oportunidade de fugir. Se esse cenário já é ruim em casa, em uma cidade diferente é ainda pior. Portanto, tenha cuidado redobrado para que problemas assim não aconteçam.

- Tenha cuidado com as temperaturas: É comum viajar nas épocas com temperaturas mais elevadas, no entanto, um ambiente como esse pode ser prejudicial para o seu cachorro. O excesso de calor leva à desidratação e à fadiga e, em animais mais frágeis, gera complicações de saúde.

VEJA TAMBÉM