(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Aumentando a imunidade do seu pet.

02 dez 2022

A imunidade está ligada a resistência que o corpo tem de responder às agressões que sofre diariamente.

Sempre que o organismo do animal descobre que há um invasor tentando causar algo ruim, ele reage como se fosse um exército que vai ser atacado. Isso é feito com a liberação de sinais de alerta e com o envio de “soldadinhos” para combater a doença, sendo que esse “exército” são as células de defesa.

Quando o sistema imunológico está equilibrado, os riscos de contrair doenças são reduzidos, pois o animal fica menos vulnerável.

A melhor forma de manter o sistema imunitário forte, do seu cão, é oferecer a alimentação mais adequada à sua condição, idade ou estado de saúde. Na maioria dos casos, isso passará por uma ração apropriada, que contém os nutrientes necessários ao seu saudável desenvolvimento.

Veja a seguir outras formas de aumentar a Imunidade de seu cãozinho:

- Prática de exercícios: Fazer atividades físicas é comprovadamente uma forma natural de como aumentar a imunidade do cachorro. Cuidar da saúde dessa maneira faz bem tanto para humanos quanto animais, pois podem manter a boa forma juntos, por isso, não deixe de fazer caminhadas ou leves corridas com seu cão. Isso fará o condicionamento físico dele aumentar, protegendo sua imunidade e aumentando a resistência no combate a problemas de saúde.

- Vermifugação e vacinação: Como anda a carteirinha de vacinação de seu pet? Apesar de ser um cuidado fundamental, alguns tutores só se preocupam em vacinar e vermifugar os cães quando filhotes. Erro grave. Mantenha regularidade nas visitas ao veterinário e o check up de seu animal atualizado. Esses procedimentos garantem qualidade de vida e combatem alergias, infecções, problemas de pele e até doenças graves. Vacinação e vermifugação são fundamentais.

- Ambiente: Fatores externos também influenciam na imunidade do cão. Ambientes úmidos, sujos e com poeira aumentam as chances de contrair doenças. Outro ponto a ser considerado, é o local onde o animal vive ou permanece boa parte do tempo. Locais socialmente desequilibrados podem estressar os animais, além disso, viagens longas ou viver em locais úmidos e com pouca ventilação também podem aumentar o nível de estresse do animal e impactar na sua saúde, diminuindo sua resistência. Por isso, é importante cuidar também da parte emocional do seu pet. Um ambiente com amor pode fazê-lo recuperar a energia e o deixar feliz e com condições essenciais para ter qualidade de vida.

Fatores que podem contribuir para queda de imunidade

É importante destacar também, alguns fatores que podem ser determinantes para colaborar com a baixa da imunidade do cão, veja:

- Verminoses;

- Problemas de saúde;

- Stress;

- Idade;

- Alergias.

VEJA TAMBÉM