(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Parvovirose Canina

18 nov 2022

A parvovirose canina consiste em uma doença contagiosa bastante comum em cachorros. Ela é considerada uma enfermidade grave, que leva muitos animais a óbito. O tutor deve estar sempre atento, pois o sintoma inicial se caracteriza pelo surgimento de diarreia com sangue.

Apesar de existir vacina para o controle do problema, a eficácia não atinge 100%. Alguns cães, mesmo vacinados, não ficam totalmente imunizados e podem contrair a patologia.

De surgimento possível em cachorros de qualquer idade, a parvovirose é mais normal em filhotes. Afinal de contas, eles são mais frágeis e têm um sistema imunológico ainda não amadurecido. Veja a seguir alguns dos sintomas e como preveni-la.

Sintomas

Trata-se de um vírus potente, que sobrevive por muito tempo no ambiente, resistindo até mesmo a severas limpezas com desinfetante. Além da diarreia acompanhada de sangue, outros sintomas são:

- Vômito;

- Falta de apetite;

- Febre;

- Perda de peso etc.

A parvovirose é bastante contagiosa e facilmente transmitida de um cão para outro. O simples contato das fezes de um animal infectado já pode resultar na transmissão da enfermidade.

Prevenção

A prevenção da doença provocada pelo parvovírus acontece por meio de vacinas. O problema é que a imunidade materna não protege o cão filhote contra o vírus e desativa a ação da vacina.

Ou seja, de uma a duas semanas após os seis meses, o cão pode contrair a doença mesmo estando vacinado. Por isso, a enfermidade é mais comum em filhotes, principalmente durante o primeiro semestre de vida.

VEJA TAMBÉM