(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

A importância de vacinar o seu bichano

11 nov 2022

A imunização periódica assegura a saúde do animal e de todos que convivem com ele, já que previne a ocorrência de doenças que podem ser fatais para gatos filhotes e adultos.

Para ser vacinado, o felino precisa estar saudável, sem apresentar febre ou diarreia, e deve ter sido vermifugado previamente. A definição das vacinas, bem como o intervalo das aplicações, devem ser indicadas pelo médico veterinário, que vai avaliar o estilo de vida do gato, as particularidades da raça, histórico familiar e habitat. Contudo, em qualquer protocolo de imunização deve constar as aplicações das vacinas Polivalente, disponível nas versões Tríplice (V3) e Quádrupla (V4), e Antirrábica.

A vacina Polivalente é diferenciada pelo número de antígenos que contém. A Tríplice (V3) protege o bichano de três doenças: Calicivirose, Panleucopenia e Rinotraqueíte, que é bastante comum nos lares brasileiros. A Quádrupla (V4), além de evitar as patologias citadas anteriormente, também imuniza o animal contra a Clamidiose. Já a vacina Antirrábica protege o felino contra a Raiva, uma zoonose muito grave, ou seja, doença que pode ser transmitida para o ser humano.

Quando o gato deve receber essas e outras vacinas?

Normalmente, o esquema vacinal utilizado para os filhotinhos é:

- A partir dos 45/60 dias: Múltipla Felina (Tríplice ou Quádrupla)

- 21 a 30 dias após a primeira dose: Reforço da Múltipla Felina (Tríplice ou Quádrupla)

- 21 a 30 dias após a segunda dose: Reforço da Múltipla Felina (Tríplice ou Quádrupla)

- A partir de 4 meses: Antirrábica.

Para gatos adultos que nunca foram imunizados ou filhotes que já passaram da época de vacinação, a orientação é que eles recebam duas doses da vacina Múltipla, com intervalo de 21 dias entre elas, e uma dose da Antirrábica. Esse mesmo procedimento é válido para felinos sem histórico conhecido.

Mesmo após seu gato se tornar adulto, é muito importante a revacinação anual, ou seja, que ele receba doses de reforço das vacinas. Desta forma ele continuará protegido das doenças.

VEJA TAMBÉM