(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Doenças bucais mais comuns nos felinos

21 out 2022

Você sabia que os gatinhos filhotes tem 26 dentes enquanto os gatos adultos têm 30?

Pois é, se o seu gato tem mais de 3 anos é provável que ele já tenha algum problema odontológico. Cerca de 80% dos felinos nesta idade já apresentam algum sinal da doença periodontal.

Identificando os sinais

É simples. Preste atenção em alguns pontos-chave: No comportamento do pet, no hálito, se há tártaro nos dentes, gengiva avermelhada, sangramento na gengiva, perda de peso ou de apetite.

Esses são sinais comuns de que algo não está bem na saúde do seu gato.

Veja a seguir algumas das doenças bucais mais comuns nos felinos.

- Fraturas: Andar livremente fazendo peripécias pode ter o seu custo. Brigas, quedas e até maus tratos são responsáveis por dentes quebrados nos gatos. Quebrar um dente pode levar à mesma dor intensa de uma cárie avançada. Compare os dentes de seu gato e veja se está faltando um pedacinho (fratura).

- Doença periodontal: É a doença que afeta a grande maioria dos gatos adultos. Começa com o acúmulo da placa bacteriana, formação de tártaro, inflamação da gengiva e, se não tratada, pode evoluir e levar à perda dos dentes. Infelizmente, os efeitos da doença não se limitam à boca. As bactérias da boca podem ir para a corrente sanguínea e causar problemas em outros órgãos.

- Reabsorção dentária (RD) ou Lesão reabsortiva dos felinos (LR): É como se fosse uma cárie para gatos, no sentido do dente ser destruído. A diferença é que na cárie são os ácidos produzidos por bactérias que destroem o dente e na reabsorção dentária é o próprio organismo que destrói (reabsorve) o dente. Casos de reabsorção geralmente levam a inflamação da gengiva e a dor.

- Complexo gengivo-estomatite dos felinos (CGEF): É um quadro de inflamação crônica que atinge a gengiva e a mucosa, principalmente da bochecha na região do fundo da boca. Geralmente, o histórico de gatos com CGEF é de ter dor, comer pouco ou gritar e sair correndo da comida ou parar de comer, mau hálito, baba fétida e em muitos casos, várias limpezas dentárias já foram feitas ou vários antibióticos e anti-inflamatórios já foram utilizados sem resolver o problema. Infelizmente a causa deste problema é ainda desconhecida, provavelmente relacionada à presença da placa bacteriana e a um quadro imunológico.

- Tumores na cavidade oral: A cavidade oral é o quarto local onde mais aparecem tumores. O tumor mais comum na boca dos gatos é o carcinoma, que é um tumor maligno (câncer). Por isto, se notar alguma ferida na boca que não cicatriza em uma semana e está aumentando de tamanho, não deixe para depois.

- Abscessos: Inchaços na face que aparecem da “noite para o dia” podem ser indicativos de abscesso, principalmente se forem na região do focinho e abaixo dos olhos. A causa dos abscessos pode estar relacionada à complicação de dentes quebrados ou também a doença periodontal grave.

- Maloclusões: Também conhecido como dentes tortos ou desalinhados. Em gatos, o problema de oclusão mais comum está relacionado ao mau posicionamento dos dentes caninos, que por serem dentes grandes e afiados podem causar trauma que levam a desconforto e dor.

Contudo o que foi mencionado até agora, não esqueça da escovação e higiene diária. Essa é a melhor forma de prevenção a qualquer problema odontológico que seu pet possa ter.

VEJA TAMBÉM