(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Cuidados com os pets na primavera

23 set 2022

Dias ensolarados, campos floridos e jardins verdinhos. A estação do ano mais conhecida pela sua beleza começou, mas apesar de toda sua graciosidade, este período requer alguns cuidados extras com os animais de estimação pois o aumento de temperatura traz alguns riscos para a saúde dos pets.

O que muitos não sabem, é que com a chegada da Primavera, os dias acabam ficando mais longos, consequentemente o sol fica mais tempo iluminando nosso dia aumentando significativamente as temperaturas e a sensação térmica.

Confira algumas dicas importantes para se dar atenção durante esses três meses da Primavera:

- Hidratação: Por conta das altas temperaturas, os pets precisam de mais água para se hidratar. Por isso, é importante que se tenha tigelas de água em vários cantos da casa e de preferência sempre trocando a água parada por uma mais fresca.

- Passeio: Durante esse período, passear com seu pet somente em horários em que está mais fresco. O ideal é que a atividade física seja feita em horários em que o sol esteja mais fraco, nas primeiras horas do dia ou no final da tarde. Se preferir, o período da noite é excelente para a prática de exercícios físicos dos animais.

- Banho e Tosa: Nada de banhos com água quente, prefira sempre água de morna para fria. O contato com a água quente pode causar sérios danos a pele dos animais além de prejudicar a saúde com a temperatura elevada da água com o corpinho mais frio.

- Remédio contra pulgas: Agora no calor as pulgas começam a se proliferar rapidamente. Se você tem o costume de passear em parques e campos, procure shampoo e sabonetes antipulgas e consulte seu veterinário de confiança para que ele possa te auxiliar e recomendar no uso de produtos.

- Vacinação: Confira se a vacinação do seu pet está em dia. Durante a Primavera, as chuvas aumentam e consequentemente os casos de leptospirose também aumentam, doença que infecta animais domésticos e selvagens e está associada ao contato com água, solo ou alimentos contaminados pela urina de animais portadores.

- Plantas Tóxicas: O que muitos não sabem é que muitas das plantas que produzem lindas flores e enfeitam o quintal das casas e terraços dos apartamentos podem ser grandes inimigas dos nossos pets. Isto porque muitas delas são tóxicas para os animais e, por terem uma coloração bonita e atraente, acabam ingeridas por eles.

VEJA TAMBÉM