(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Doenças frequentes em pets no inverno

22 jul 2022

Você sabe quais as principais doenças que afetam os pets no inverno? É só cair as temperaturas um pouco para sentirmos os primeiros efeitos das alergias respiratórias, resfriados e gripes. Assim como acontece com os seres humanos, os cães e gatos também são vulneráveis às mudanças de temperatura e, por isso, precisam de cuidados redobrados.

Algumas das principais doenças que afetam nossos pets durante o inverno são: gripe, asma, hérnia de disco, dores articulares, rinotraqueíte em gatos e cinomose em cães. Veja a seguir como prevenir esses problemas e garantir a saúde dos bichinhos em épocas mais frias.

- Gripe canina: Uma maneira de proteger os pets contra a gripe é por meio da vacinação. A vacina contra a gripe canina pode ser administrada em filhotes a partir dos seis meses de vida. A vacinação é feita em duas doses e oferece imunidade por um ano, sendo necessário o reforço anual.

- Asma: Outra doença que pode acometer nossos amigos peludos no inverno é a asma. Em caso de asma, tosses que parecem engasgos, respiração com a boca aberta e mudança de coloração dos lábios também são sinais de alerta. Procure orientação de um médico veterinário o mais rápido possível.

- Hérnia de Disco: A hérnia de disco é uma doença degenerativa que prejudica os discos intervertebrais, ou seja, pode acometer qualquer região do pescoço ou coluna. Os sintomas são alterações na postura, incoordenação motora, vocalização ou choros, dificuldade de se movimentar e fazer as necessidades.

- Dores articulares: A osteoartrite é uma doença degenerativa das articulações muito frequente em cães causados pelo desgaste das cartilagens que formam as articulações. Isso causa dor e inflamação na região, assim como diminuição da amplitude de movimentos. No frio, os sintomas pioram, é importante observar bem o seu amiguinho nessa época do ano.

- Rinotraqueíte e Cinomose: A rinotraqueíte e a cinomose são doenças virais bem comuns nessa época do ano. A prevenção é a melhor escolha, feita através da vacinação. A rinotraqueíte acomete exclusivamente os gatos, causa espirros constantes, desidratação, secreção nasal e ocular.

Como prevenir as doenças de inverno em cães e gatos

A melhor maneira de prevenir as doenças de inverno em cães e gatos é levando os pets para consultas regulares com o médico veterinário e mantendo as vacinações em dia. Eles sentem frio assim como nós, mantê-los aquecidos minimiza as dores articulares, além de ser um ato de amor e carinho com o seu amigo peludo.

VEJA TAMBÉM