(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Cuidados indispensáveis em épocas do ano que são normalmente mais secas

08 jul 2022

As mudanças de estação e clima afetam não só os seres humanos, mas também os animais de estimação.

Por mais que nem sempre demonstrem o desconforto, nossos bichinhos também sofrem com a falta de umidade no ar e outros fatores que podem trazer prejuízos para a sua saúde. Portanto, é essencial conhecer os cuidados com o tempo seco para cães e gatos.

O tempo seco é responsável por causar problemas em muitos sistemas do organismo, mas principalmente naqueles que têm relação com as vias respiratórias.

Veja a seguir alguns cuidados indispensáveis em épocas do ano que são normalmente mais secas, como o inverno.

Principais problemas do tempo seco

A falta de umidade no ar, é responsável por causar ou agravar uma série de sintomas e problemas de saúde nos animais de estimação. São:

- Traqueobronquite infecciosa (tosse dos canis);

- Pneumonia;

- Bronquite;

- Asma felina.

Além disso, animais com doenças crônicas, como os problemas cardíacos, tendem a sofrer bastante com a queda da umidade.

Cuidar de cães e gatos no tempo seco

Felizmente, é possível prevenir a ocorrência de problemas como os citados acima, desde que alguns cuidados com o tempo seco sejam tomados. Veja a seguir alguns desses cuidados.

- Fique atento à alimentação: A alimentação tem tudo a ver com o estado de saúde de nossos bichinhos de estimação. Por isso, ofereça opções mais leves para os pets nesse período, inclusive na hora dos petiscos. Frutas como melancia ou rações úmidas são uma ótima alternativa.

- Deixe sempre água fresca disponível: A hidratação é fundamental para driblar os efeitos do tempo seco no organismo e, por isso, água fresca em abundância deve estar sempre disponível. Além disso, leve sempre um recipiente de água para os passeios e ofereça o líquido ao pet sempre que possível.

- Tente umedecer o ar: Outra dica bacana para evitar a sobrecarga do sistema respiratório é investir em umidificadores de ar. Caso não seja possível, dispor um balde ou bacia com água em pontos estratégicos da casa ajuda, já que o líquido evaporará e umidificará o ambiente.

- Umedeça o animal, se necessário: Se notar que o seu animalzinho está muito cansado, você pode ajudá-lo se molhar levemente alguns pontos estratégicos do seu corpo. Os principais são a área da coluna, o nariz e as almofadinhas das patas. Isso o deixará mais confortável.

- Fique atento aos sintomas: Por fim, é sempre importante estar atento aos sinais de que seus bichinhos passam. Desânimo em excesso, respiração ruidosa ou difícil e mucosas arroxeadas são um sinal de que seu pet precisa de atenção veterinária urgente!

VEJA TAMBÉM