(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Cães e gatos sentem mais fome no frio?

24 jun 2022

O inverno começou e com ele uma série de cuidados especiais que devemos ter com os pets. Usar roupinhas de cachorro, colocar um cobertor para seu gatinho. E a alimentação de pets no inverno?

Afinal, cães e gatos têm mais fome no frio?

As temperaturas mais baixas fazem a porção do seu prato aumentar? É normal ter mais fome no frio e o motivo disso é que nosso metabolismo precisa acelerar para manter a temperatura corporal.

Isso também acontece com os cães e os gatos?

Não, isso é um mito! Os animais não sentem mais fome no frio! Sabemos que quando a temperatura ambiente abaixa, o metabolismo fica mais acelerado, porque o corpo precisa gastar mais energia para manter a temperatura interna. Porém, os animais já possuem uma temperatura corpórea elevada. Entre 37,5 e 39,4 graus Celsius. Por isso não é necessário aumentar a ingestão calórica em épocas mais frias em países tropicais, como o Brasil.

Sendo assim, não é necessário reforçar a alimentação de pets no inverno. Continue oferecendo a porção indicada na embalagem da ração para o peso e idade do seu pet.

Que riscos os pets podem ter no inverno com o aumento da alimentação?

Além de desnecessário, aumentar a quantidade de alimentos nesta época do ano, aumenta as chances do seu pet ter sobrepeso ou obesidade.

Se seu pet exagerou, é possível também aumentar a quantidade de exercícios para compensar o maior consumo de calorias?

Sim, se eles começarem a comer a mais, precisarão de exercícios extras para gastar as calorias! Porém, é necessário cautela.

Mantenha o equilíbrio na alimentação de pets no inverno e o ritmo dos exercícios. Além disso, antes de iniciar uma rotina mais intensa de exercícios, procure um médico veterinário.

Quais alimentos devo dar para o pet no inverno?

Assim como a porção deve ser mantida, a alimentação de pets no inverno também deve continuar igual. Não há necessidade de mudanças alimentares nesta época do ano.

Atenção: Nesta época do no evite brincadeiras com gelos e frutinhas congeladas, principalmente para cães idosos ou filhotes. A prática é muito usada no verão para refrescar os pets, mas pode colaborar para o desenvolvimento de pneumonias e bronquite na estação mais fria do ano.

VEJA TAMBÉM