(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Como saber se meu pet está com tártaro?

16 jun 2022

Uma dentição saudável e bem cuidada é muito importante para o bem-estar e saúde dos cães. Como tutor, o seu papel é assegurar uma boa higiene oral para os seus animais de estimação, uma vez que as placas dentárias podem favorecer outras doenças. Os cães de pequeno porte têm especial tendência para casos severos de tártaro.

Como detectar o tártaro nos cães?

O tártaro em cães é um problema bastante perceptível e fácil de ser identificado. Mamães e papais de pet devem se atentar para:

- Na hora dos lambeijos, observar se o pet está com mau-hálito;

- Manchas amareladas ou esverdeadas presentes nos dentes;

- Manchas avermelhadas na gengiva;

- Dificuldade ao mastigar;

-  E desistência na hora de comer.

Como funciona a remoção do tártaro?

No caso de o animal ter tártaro é importante que seja removido pelo veterinário, evitando a ocorrência de outros problemas e patologias. O tártaro é removido com o animal anestesiado, através de ultrassom. Na maioria dos casos, o tártaro já se encontra nas bolsas periodontais, que deverão ser cuidadosamente limpas e em profundidade. Podem ser necessários novos tratamentos ou até a extração do dente afetado. Após a limpeza dos dentes, é preciso polir os dentes para que o tártaro não consiga aderir novamente ao dente limpo com tanta facilidade.

Saiba como prevenir o tártaro

Podemos perceber que, em alguns casos, é inevitável a aparição de tártaro em cães. Confira algumas dicas que podem evitar ou adiar a evolução desse problema nos nossos aumigos:

- Escolha por alimentos que não gerem muito atritos entre os dentes;

- Opte por biscoitos e snacks (os famosos petiscos) que limpam que têm a função de limpeza e auxiliam na prevenção do tártaro;

- Escove o dente do seu pet pelo menos 3 vezes por semana — com escova e pastas de dentes específicas para cães;

- Consulte regularmente o veterinário.

Estas são algumas medidas simples para evitar a presença de problemas dentários nos cães!

VEJA TAMBÉM