(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Páscoa chegando! Que efeitos o chocolate pode causar nos pets?

01 jan 2022

Com a chegada da Páscoa, muitos tutores querem que os animais de estimação também participem da celebração. Mas é preciso tomar cuidado especial com os chocolates. O cacau, presente neste doce, possui uma substância tóxica que pode levar o pet a óbito.

A substância tóxica é a teobromina. Tem um potencial alto de toxicidade para os pets, podendo levar à morte, dependendo da quantidade ingerida.

A cafeína também presente no chocolate, é tóxica para os pets. Os cães e gatos não metabolizam totalmente essas substâncias e, quando acumuladas no organismo, causam intoxicação. A cafeína é um estimulante cardíaco que em poucas doses pode causar complicações graves. A teobromina pode ser encontrada tanto no cacau quanto no fruto do café e em algumas nozes. Por isso, evite esses alimentos.

E se meu pet comer chocolate?

Após o animal ingerir o chocolate, ele vai apresentar alguns sintomas de intoxicação. Por isso, é importante o tutor ficar de olho nesses sinais. Os principais são o aumento de contrações musculares, polidipsia (sede excessiva), excitação nervosa, poliúria (excesso de urina), elevação da temperatura corporal, respiração acelerada, taquicardia, vômitos e diarreia. Esses sinais podem se agravar com o tempo, levando o animal a óbito, caso não seja tratado a tempo e da maneira correta.

Ao perceber qualquer sintoma ou efeito colateral causado pela ingestão do alimento, procure imediatamente um médico veterinário. Nunca medique por conta própria.

Evitando acidentes

O ideal é que o tutor evite o primeiro contato do pet com chocolate. Porque, dessa forma, ele não saberá que chocolate é comestível. O tutor pode oferecer algum alimento, como a ração para o pet enquanto come o chocolate. E recomendado guardar os itens com mais precaução. Acontece muito que o chocolate fica em um lugar de fácil acesso aos pets, o que deve ser evitado.

VEJA TAMBÉM