(48) 3057-0616 / (41) 3669-2750

NOTÍCIAS

Saúde e bem-estar dos pets

15 abr 2022

Uma quantidade considerável de lares brasileiros possui animais de estimação. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 (PNS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 48 milhões de lares possuem pets no Brasil. O número é alto e demonstra o carinho que muitos têm com os bichinhos de estimação. Contudo, apesar de todo o amor que se demonstra ao adquirir ou adotar um pet, é necessário ter uma série de cuidados para garantir e manter a saúde e o bem-estar dos bichinhos.

Veja a seguir algumas informações sobre como manter a saúde e o bem-estar de seu pet.

- Entenda as necessidades do seu pet: Cada animal de estimação possui certas peculiaridades, e isso se dá pelos comportamentos e características que são atribuídas a cada espécie. Logo, estar atento aos instintos e às necessidades dos bichinhos é importante para entender seus hábitos.

- Dê a alimentação adequada: Para cuidar da saúde dos animais é preciso ser atencioso aos detalhes de cada espécie, ainda mais quando o assunto é alimentação. É necessário fornecer os nutrientes adequados para que os pets tenham energia.

- Estimule a prática de atividades físicas: A prática de exercícios físicos também é essencial para garantir a saúde animal. Além de garantir a energia que o bichinho precisa, ela ajuda no desenvolvimento dos músculos e no bom funcionamento do organismo. Assim, pode prevenir uma série de doenças, como obesidade, diabetes e cardiopatias.

- Mantenha a higiene dos animais: Outro passo importante para estimular os cuidados com o pet é manter a higiene em dia. Dependendo da espécie, criar o hábito de dar banhos regulares pode prevenir uma série de complicações nas peles dos bichos de estimação. É recomendado que os banhos sejam realizados em locais específicos e confiáveis.

Porém, a higiene não deve ser restrita apenas ao animal. É fundamental que os ambientes frequentados pelos bichinhos sejam devidamente limpos. A sujeira presente nos locais onde moram pode atrair fungos e bactérias, ou até mesmo outros animais causadores de doenças, comprometendo a saúde do animal.

- Fique atento à vacinação e à vermifugação: O cuidado com a saúde dos pets também requer prevenção. É necessário ficar atento ao calendário de vacinação e vermifugação dos pets. Essa é a melhor maneira de aumentar a qualidade de vida dos bichos de estimação.

VEJA TAMBÉM